Projeto de Extensão Saúde da Educação

22/05/2024

No dia 17/05 , a Escola Municipal Tony Marcos de Andrade foi palco de uma importante ação social voltada aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. O Projeto de Extensão Saúde da Educação, idealizado com o propósito de orientar e incentivar os jovens a buscar uma educação superior de qualidade, realizou uma série de atividades informativas e motivacionais.

A iniciativa teve como objetivo principal informar os estudantes sobre o acesso gratuito à educação superior, destacando as diversas formas de ingresso, com especial ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Durante a ação, os alunos receberam esclarecimentos detalhados sobre o edital do ENEM, incluindo informações sobre isenção de taxa, condições e calendário de prova. Além disso, foram abordados programas governamentais como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI).

Para tornar as informações mais acessíveis e compreensíveis, foram utilizados banners explicativos que destacavam os principais pontos sobre cada tema abordado. Um modelo de carteira de trabalho foi apresentado para ilustrar a importância da profissionalização e da qualificação para o mercado de trabalho. Adicionalmente, os alunos participaram de um teste vocacional por meio de um questionário, que os ajudou a identificar suas áreas de interesse e potencialidades profissionais.

A coordenadora do projeto, [inserir nome], enfatizou a importância dessa ação ao declarar: “Nosso objetivo é mostrar para esses jovens que o ensino superior é uma ferramenta poderosa para a melhoria da qualidade de vida e da saúde. Queremos que eles saibam que existem oportunidades ao seu alcance e que o esforço nos estudos pode abrir muitas portas.”

Os alunos se mostraram bastante engajados e interessados nas informações fornecidas. Maria Clara, aluna do 9º ano, comentou: “Eu sempre tive dúvidas sobre como funcionava o ENEM e como conseguir uma bolsa de estudos. Hoje, consegui entender melhor e já sei o que preciso fazer para me preparar.”

O Projeto de Extensão Saúde da Educação reafirma seu compromisso com a comunidade escolar, incentivando os jovens a acreditarem em seu potencial e a buscarem um futuro promissor através da educação. A iniciativa foi um sucesso e deixou um legado de conhecimento e motivação entre os participantes.