Projeto de Extensão Sexta Cultural é inaugurado com participação do Dr. Geraldo Barroso de Carvalho palestrando sobre “As doenças dos escravos na Vila Rica e no Caminho Novo”

03/04/2023

Na última sexta-feira, dia 31/03, a Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME inaugurou o Projeto de Extensão “Sexta Cultural”, em parceria com o Centro de Memória Belisário Pena (CMBP), a Associação Médica de Barbacena (amba) e sob a coordenação do Dr. Luiz Mauro Andrade da Fonseca. O projeto tem como principal objetivo promover encontros, palestras e mesas-redondas abordando temas transversais e interdisciplinares da Medicina. No primeiro encontro, o ilustre convidado, Dr. Geraldo Barrosos de Carvalho, ministrou uma palestra para a comunidade interna e externa da FAME abordando o tema “As doenças dos escravos na Vila Rica e no Caminho Novo”.
O Dr. Geraldo Barroso apresentou desde a origem e institucionalização social da Medicina, até as principais doenças que acometeram os escravos nas colônias de Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro.
Para o coordenador do projeto, Dr. Luiz Mauro, essa foi uma oportunidade singular para a comunidade local: “O Dr. Geraldo Barroso, além de ser um exímio médico, é também um dos maiores estudiosos da História da Medicina no estado de Minas Gerais. Todo o trabalho que ele desenvolveu durante a sua carreira, e, especialmente, estudando o Aleijadinho, gerou um repertório único em sua trajetória. Ouvir o Dr. Geraldo Barroso palestrar com tamanha propriedade sobre aspectos interdisciplinares da cultura, história e medicina é um privilégio para todos nós. As comunidades acadêmica e externa só tem a ganhar com a participação nesses encontros” – ressaltou o coordenador do projeto.
Os encontros sempre acontecerão na última sexta-feira do mês e estarão abertos à toda a comunidade do município de Barbacena. A FAME agradece ao Dr. Geraldo Barroso de Carvalho, aos acadêmicos de Medicina, aos alunos e profissionais do UNIPAC e IF SUDESTE MG, à equipe do Vem Di Bequê e aos demais membros da comunidade barbacenense que prestigiaram esse importante momento para a nossa instituição.

.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?