Recém graduado pela FAME tem 4 publicações aprovadas em veículos internacionais

23/02/2023

O egresso Bruno Murad é mais um ex-aluno da FAME que segue colhendo excelentes frutos vindos de uma trajetória acadêmica brilhante. Recém graduado, o médico já soma em seu currículo quatro publicações em veículos internacionais. Duas estão em processo de revisão pelas revistas eCancer, e Chinese Clinical Oncology, uma foi publicada no congresso San AntonioBreastCancerSymposium e a última está sendo avaliada para apresentação no congresso da ASCO em Chicago.

Tendo concluído sua graduação no final de 2022, o profissional da saúde conta porque decidiu aprofundar seu conhecimento na oncologia. Segundo ele, “esta é a área médica que mais existe espaço para melhorias e mudanças que façam grande diferença no resultado de suas aplicações.”.

O médico acrescenta que consegue enxergar uma evolução no campo oncológico até a atualidade, mas acredita existir um longo caminho até que se atinja um patamar de segurança no tratamento e manejo do câncer de forma geral. E “por acreditar que através das pesquisas possa vir uma melhoria significativa que cause impacto no dia a dia de pacientes”, Bruno busca agir em parceria aos demais profissionais da área.

Quando perguntado sobre o processo de pesquisa e criação de suas publicações, o egressoentrega que o trabalho é minucioso e feito com dedicação até alcançar a proporção tomada:

“Após aprender sobre o processo de criação de meta-análise, criei alguns projetos de pesquisa com temas variados, enviei esses projetos para profissionais especialistas no tema base de cada projeto perguntando se teriam interesse em me auxiliar na finalização da pesquisa. De forma inesperada o Dr. Felipe Batalini se interessou por um desses projetos e me acolheu para que pudéssemos conduzir e publicar o artigo. Agora já estou trabalhando com ele há mais de um ano e publicamos pesquisas direcionadas ao câncer de mama, incluindo assuntos desde a introdução de Inteligência Artificial (IA) no screening do CA de mama, até uso de biomarcadores de Deficiência de Recombinação Homologa (HRD) para predição de resposta aos inibidores da PARP. Recentemente iniciei trabalhos sobre o carcinoma hepatocelular orientado pelo Dr. Marcos Camandaroba, professor da residência médica de oncologia do A.C Camargo Cancer Center de São Paulo, e outro sobre disparidades enfrentadas por pacientes oncológicos do mundo todo, orientado por M.D. John Lin, professor e oncologista da Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center. Gostaria também de mencionar o Dr. André Marcio Murad, outro grande profissional que me apoiou, provendo contato com os pacientes de sua clínica Personal Oncologia e acesso a ensaios clínicos randomizados internacionais, em andamento.”.

Entendendo o potencial que sua história tem para influenciar futuros médicos, Bruno deixa um recado aos seus colegas de profissão. “Um conselho que eu gostaria de deixar para estudantes da FAME é que nunca menosprezem o poder e influência da pesquisa clínica e básica na carreira médica. Grande parte das oportunidades que nos é oferecida parte de proatividade e networking. Iniciem o aprendizado e atuação acadêmica o mais cedo possível e com pouco tempo começarão a desfrutar dos benefícios do seu esforço”, finaliza o pesquisador.

.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?