Roda de Conversa do Clube do Livro Guimarães Rosa: Reflexões sobre “A Paixão Segundo G.H.”-Projeto de extensão

06/06/2024

Na última quarta-feira, dia 5 de junho de 2024, a Faculdade de Medicina de Barbacena promoveu um evento especial através do Projeto de Extensão “Clube do Livro Guimarães Rosa”. Com a orientação da professora Elcha Britto, foi realizada uma roda de conversa que reuniu alunos e colaboradores da instituição para discutir o livro “A Paixão Segundo G.H.”, da renomada autora Clarice Lispector.

O encontro foi marcado por uma rica troca de experiências e reflexões. Cada participante teve a oportunidade de compartilhar suas interpretações e impressões sobre a obra, proporcionando um ambiente de aprendizado coletivo e de aprofundamento crítico. A leitura prévia do livro permitiu que todos os presentes pudessem contribuir de forma significativa para as discussões, trazendo suas perspectivas pessoais e relacionando-as com temas contemporâneos.

A Relevância da Obra de Clarice Lispector

“A Paixão Segundo G.H.” é um romance que desafia o leitor a explorar as profundezas da consciência humana. A protagonista, G.H., é uma escultora que passa por uma transformação intensa ao se deparar com uma barata em seu apartamento. O encontro, aparentemente trivial, desencadeia uma série de questionamentos existenciais e introspectivos que fazem da obra uma verdadeira viagem pelo inconsciente.

Durante a roda de conversa, a complexidade do texto de Lispector foi um dos pontos centrais debatidos. Os participantes destacaram como a autora utiliza a linguagem de maneira única para expressar sentimentos e pensamentos abstratos, muitas vezes difíceis de serem articulados. Essa característica torna a obra um terreno fértil para discussões filosóficas e psicológicas.

Temáticas Contemporâneas e Reflexões Sociais

Além das reflexões pessoais, a roda de conversa também buscou aproximar a temática do livro com assuntos da atualidade. Questões como a busca por identidade, o confronto com a própria vulnerabilidade e a aceitação das imperfeições foram paralelamente discutidas com temas como a saúde mental, a autopercepção e as pressões sociais contemporâneas.

A professora Elcha Britto destacou a importância de projetos como o “Clube do Livro Guimarães Rosa” para a formação crítica dos estudantes de medicina. Segundo ela, a leitura e a discussão de obras literárias oferecem uma perspectiva humanista que é essencial para a prática médica. “Ao refletirem sobre suas próprias experiências e relacionarem-nas com as histórias dos personagens, os alunos desenvolvem uma empatia maior e uma compreensão mais profunda da condição humana, o que é fundamental na relação médico-paciente”, afirmou a professora