Treinamento de Habilidades e Comunicação é realizado com alunos do 2º e 3 períodos da FAME

25/10/2022

Na manhã do último sábado (22) foi realizado o THACO- Treinamento de Habilidades em Comunicação para os alunos do 2º e 3º períodos da Faculdade de Medicina de Barbacena- FAME. A prática tem como objetivo colocar os acadêmicos em contato com casos reais que são simuladas no Centro de Habilidades e Simulações Realísticas, como: infecções sexualmente transmissíveis, aborto, gestação na adolescência, amamentação, aborto, gestação na adolescência, entre outros casos reais que acontecem no dia a dia.

Como esses alunos ainda estão nos períodos iniciais do curso, o objetivo da comunicação é orientar, informar e garantir a adesão terapêutica, ou seja, usar das técnicas de comunicação que eles aprendem nas aulas de psicologia médica e medicina da família para poderem fazer a comunicação mais eficiente possível.

Professores e egressos avaliadores são chamados para o Treinamento, cada um representando uma área médica, como: um pediatra, um clinico, um ginecologista obstétrico, um psiquiatra, para poder conseguir dar essa abrangência maior para os alunos.

Logo após a simulação os alunos recebem um feedback, onde os profissionais explicam onde eles podem melhorar, o que faltou comunicar, o que analisar de uma forma diferente, entre outros pontos.

O acadêmico do 12ª período da FAME, Luiz André Maciel Marquês, um dos responsáveis pelo THACO, informou que no final de Novembro haverá o THACO 3, direcionado para os alunos do 4º período.

“O THACO 3 terá um tempo maior pois vai incluir os conhecimentos semiológicos e fisiopatológicos que os acadêmicos desse período já têm conhecimento. O aluno terá a oportunidade de usar o processo de comunicação para facilitar o entendimento do paciente em relação a doença que ele tem”, ressalta Luiz André.