Acadêmicas da FAME capacital ACS em saúde mental

09/05/2022

As acadêmicas do 8º período da FAME, Ana Clara Martins Quirino, Bárbara Carolina Ferreira Martins e Emily Botelho Nunes promoveram atividades voluntárias de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santa Cecília e Santo Antônio. As atividades integram diversas ações de promoção e educação em saúde coordenadas institucionalmente pelo Diretório Acadêmico Dr. Eloy Henrique Dutra Câmara (DADEC) e realizadas em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação do município de Barbacena.

Utilizando a interação dialógica como proposta pedagógica, as alunas realizaram uma incursão teórica sobre os principais transtornos mentais e propuseram reflexões sobre práticas de abordagem humanizada e participação dos ACS na promoção da Saúde Mental. Para isso, elaboraram folders informativos, textos expositivos e uma cartilha didática sob orientação do professor da FAME e Psiquiatra, Dr. Sebastião Vidigal.

“A atuação em atividades voluntárias de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde das UBS do município de Barbacena insere o acadêmico de Medicina da FAME em uma realidade muito enriquecedora. A partir da troca de conhecimentos e experiências entre nós, acadêmicos de Medicina, e os profissionais das equipes multidisciplinares que atuam junto às comunidades, percebemos que a promoção da saúde dos grupos sociais depende da articulação conjunta e participativa de todos. E, considerando especificamente a promoção da Saúde Mental, essa atuação coletiva se torna fundamental para suprir com ética e responsabilidade as atuais demandas dessa área”, pontuou a acadêmica Bárbara Martins.

As acadêmicas Ana Clara Quirino e Emily Botelho também ressaltaram a importância dessas ações para a humanização do paciente com transtornos psicológicos. Para Emily Botelho, o profissional da Saúde deve inserir valores humanísticos em suas práticas diárias de atuação. “Apresentar aos Agentes Comunitários de Saúde diversos aspectos técnicos sobre Saúde Mental e propor uma reflexão sobre aplicações práticas de métodos e estratégias que humanizam a abordagem do paciente, remove o estigma que ainda existe sobre os transtornos mentais. Essas atividades promovem a adoção de uma perspectiva humanizada sobre as fragilidades humanas não somente pelos profissionais de saúde, mas por toda a sociedade”.  

Os representantes do Diretório Acadêmico Dr. Eloy Henrique Dutra Câmara agradecem aos coordenadores das UBS do Município a parceria que permite a atuação dos acadêmicos da FAME nas referidas unidades.

Para acessar a Cartilha desenvolvida pelas acadêmicas, clique aqui.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?