Acadêmicas da FAME tem artigo sobre gravidez precoce publicado no livro Saúde da Mulher

04/05/2021

O artigo “Aspectos Gerais Sobre a Gravidez Precoce em uma Unidade Básica De Saúde Na Cidade De Barbacena” de autoria de dez acadêmicas da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) foi aceito e será publicado em julho de 2021 no livro Saúde da Mulher, pela Editora Pasteur.

As acadêmicas participantes foram: Adriana Ruphael de Freitas, Amanda Beatriz de Oliveira Canuto, Amanda de Oliveira Santos, Amanda Lílici Valle Reis, Amanda Soares Matos, Ana Beatriz Almeida Viana, Ana Beatriz Nogueira Botelho, Ana Elisa de Castro Ferreira, Ana Luisa Loschi Coelho, do 3° período e Bianca Silva de carvalho, do 4º período do curso de Medicina.

O trabalho coordenado pelos professores José Orleans da Costa, André Luís Canuto e Dulcilene Mayrink de Oliveira, teve como objetivo identificar as condições de vida e coletar informações a respeito da gravidez das gestantes que possuem até 19 anos de idade, especificamente na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, da cidade de Barbacena (MG).

“A oportunidade de orientar jovens graduandos que dão seus primeiros passos na pesquisa científica e na publicação de seus trabalhos representa a esperança de que nossos futuros profissionais sejam sempre estudiosos, éticos e aplicados na construção de um mundo melhor”, salienta o professor André Canuto.

A publicação do artigo é de extrema relevância para os estudos acadêmicos e também para a sociedade. “Realizar essa pesquisa e ter tido a oportunidade de publicá-la foi muito gratificante. É a sensação de trabalho cumprido e de que pudemos contribuir com a conscientização social acerca da gravidez precoce, um fator que é a realidade de muitas adolescentes”, disse a aluna Amanda Reis.

Além da aprendizagem com o tema, a divulgação do artigo em um livro possibilita um maior alcance de leitores, podendo assim disseminar o conhecimento sobre a gravidez precoce e os fatores que a englobam.“Não tenho palavras pra descrever o quão grata sou por estudar em uma faculdade de renome como a FAME, e por ter colegas que entraram nessa comigo. Foi um trabalho árduo, de muitos desafios, mas que no final valeu a pena. Saber que estamos ajudando a conscientizar a população sobre um problema de saúde pública como a gravidez precoce é de uma gratidão enorme”, conclui a acadêmica Adriana Ruphael.

Acesse aqui o artigo na íntegra.

Clique aqui para ler a carta de aceite.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?