Acadêmicos do 4º período realizam ações para pacientes em hemodiálise

01/11/2022

A disciplina de extensão do 4º período da Faculdade de Medicina de Barbacena-FAME, orientada pela professora Lívia Botelho, realizou durante o mês de outubro ações voltadas para pacientes em hemodiálise na Pró- Renal.

A primeira intervenção foi realizada no dia 1º de outubro. Na ocasião, os acadêmicos entregaram uma cartilha aos pacientes, com informações didáticas sobre a doença renal crônica, além de acolher e ouvir as pessoas que estavam em hemodiálise.

No dia 22 de outubro foi realizada a segunda ação. Nela, os alunos abordaram sobre os sentimentos em relação à doença renal crônica e a importância da atividade física. De acordo com a professora Lívia Botelho a dinâmica foi realizada da seguinte forma: “Foi pedido que os pacientes marcassem um emoticon que representasse seu sentimento e, no final, foi entregue um saquinho com sementes para que eles pudessem plantar em casa, como forma de distração e relaxamento! “.

Por fim, no dia 29 de outubro, data da última atividade, o foco da atividade foi a alimentação saudável no tratamento da doença renal crônica. Os alunos falaram aos pacientes sobre a importância da restrição hídrica, adequada para o tratamento, além dos cuidados com o sódio, potássio e fósforo. Além disso, eles distribuíram uma salada de frutas ,contendo frutas com baixo teor de potássio, adequada para todos.