Acadêmicos e professor da FAME participam de entrevista e disponibilizam cartilha para a promoção da saúde mental infanto-juvenil

26/08/2022

O professor Dr. Sebastião Vidigal e os acadêmicos do Projeto de Extensão “Saúde Mental Infanto-Juvenil no contexto da pandemia da COVID-19” concederam uma entrevista para o canal Barbacena Online apresentando as atividades institucionais realizadas. Na entrevista, a equipe do projeto abordou desde a Metodologia da Problematização de Maguerez, empregada na estruturação inicial da proposta, até a importância das ações realizadas para a transformação social dos territórios municipais de atuação. O Projeto de Extensão que apresenta como principal objetivo promover educação em saúde mental infanto-juvenil, também tem auxiliado as famílias e comunidades escolares em lidar com demandas subjacentes da saúde, como prevenção ao uso de álcool e outras drogas, bullying e violência no ambiente escolar.

As ações do projeto estão sendo realizadas em praças, escolas públicas e privadas do município e nas redes sociais, e, se estruturam fundamentalmente na interação dialógica entre os acadêmicos de Medicina da FAME e a comunidade externa. Para a realização de intervenções junto à comunidade, os acadêmicos do projeto também elaboram materiais informativos como folders e cartilhas didáticas, sob orientação docente. As cartilhas são disponibilizadas para as escolas e podem ser usadas por alunos, professores e equipes pedagógicas na construção de outros programas e itinerários formativos que articulem propostas de saúde na escola.

Para o Dr. Sebastião Vidigal, o projeto cumpre uma importante função social para o município de Barbacena: “Esse projeto auxilia indiretamente os serviços públicos de saúde disponíveis, pois, possibilita que as famílias e professores identifiquem casos de psicopatologias e encaminhem essas crianças e adolescentes para os grupos de profissionais especializados. Para o acadêmico de Medicina da FAME o projeto representa a ampliação do desenvolvimento de habilidades e competências requeridas para o médico. O profissional da Medicina necessita se apropriar da capacidade de comunicação, intervenção nas demandas sociais e condução ética dessas demandas. O médico no exercício da profissão deve aprender a olhar para o outro e se conectar com o semelhante para contribuir com a sua saúde e o seu bem-estar”.

A entrevista completa concedida pela equipe do projeto está disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=lCKys9yopGo. Para acessar a cartilha, clique aqui.