Alunas da FAME explicam sobre oPrograma Nacional de Controle do Tabagismo(PNCT)

26/04/2021

O tabagismo é uma doença que causa dependência física, psicológica e comportamental. Ao fumar, mais de 4700 substâncias tóxicas são absorvidas pelo organismo. Além disso, este é um importante fator de risco para o surgimento de doenças, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), câncer de pulmão, hipertensão arterial sistêmica e infarto agudo do miocárdio, ademais, também se relaciona com câncer de boca, laringe, faringe, esôfago e pâncreas.

Por esse motivo, as alunas da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), Fabiana Abreu e Yasmim Esmeraldo, por meio da Liga de Pneumologia, explicam sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Segundo uma pesquisa realizada pelas alunas, devido aos grandes problemas originados pelo uso do tabaco, desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem do PNCT.

O programatem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. Oprograma segue um modelo no qual ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados deste.

“É importante ressaltar que este é um programa oferecido gratuitamente pelo SUS e está disponível em várias Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive aqui em Barbacena. Estas unidades são habilitadas com profissionais que passaram por capacitação. Basta a pessoa se dirigir à UBS do seu bairro e manifestar seu desejo de parar de fumar. Na própria unidade ela receberá a orientação e o apoio necessários para que seja incluída no programa”, explicam as acadêmicas.

Por fim, as alunas enfatizam que os benefícios em parar de fumar são muitos e alguns deles aparecem em poucos dias, como a melhora do paladar, menor nível de monóxido de carbono circulando no organismo e assim melhorando a oxigenação do cérebro e outros benefícios à saúde que vão surgindo quanto mais longo for o tempo sem fumar.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?