Alunos da FAME aprendem práticas médicas desde o primeiro período do curso

06/05/2022

Um dos grandes diferencias da FAME é oferecer atividades práticas para seus alunos, desde o primeiro período do curso. Assim, os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar a medicina do início ao fim de sua formação.

Entre as disciplinas do primeiro período, está a Introdução à Prática Médica, disciplina que, como o próprio nome já diz, introduz os alunos na prática da medicina, com o objetivo de capacitar os acadêmicos a compreender os aspectos relacionados à prática médica, incluindo procedimentos básicos de suporte à vida a aspectos éticos do exercício da profissão.

De acordo com a professora responsável pela disciplina, Queila Souza, na FAME, os alunos aprendem, no Centro de Habilidades e Simulação realística, desde o básico, como lavagem básica das mãos, calçar luvas estéreis e aferição dos sinais vitais, até técnicas mais complexas, como administração de medicações, sondagem nasogástrica, cateterismo vesical, avaliação e tratamento de feridas e lesões, suporte básico de vida e primeiros socorros.

“Além de todas as técnicas, os alunos também são inseridos na comunidade municipal, realizando visitas técnicas nas Unidades Básicas de Saúde- UBS, visitas domiciliar e visitas hospitalar, o que motiva muito os alunos que estão iniciando o curso”, ressalta Queila.

Ainda segundo a professora, a disciplina de Introdução à Prática Médica da FAME, ensina aos alunos, sobretudo, a relação médico-paciente. Tema que é a base da medicina e que precisa ser tratado desde o início do curso, com o objetivo de ensinar os acadêmicos, além das técnicas, a como tocar o paciente, olhar nos olhos e, acima de tudo, realizar um atendimento humanizado, com carinho, atenção e respeito.