Alunos da FAME atuam no cuidado à saúde da mulher

22/03/2022

A atuação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é uma das grandes oportunidades que os alunos da FAME têm durante o curso de medicina. Em Barbacena, os acadêmicos realizam atendimentos, juntamente com seus professores, em diversas UBSs da cidade. Atividades estas que possibilitam uma experiência prática e um contato próximo com a comunidade.

Na Unidade Grogotó, os alunos do 8º período da FAME atuam no cuidado à saúde da mulher. Área de extrema importância visto que todas as mulheres da sociedade devem ter acesso a um atendimento médico profissional e humanizado, durante todos os períodos de suas vidas.

Em acompanhamento à professora, Dra. Sandra De Castro Luiz, os acadêmicos da faculdade de medicina de Barbacena aprendem na prática como identificar e tratar patologias femininas e, quando necessário, encaminhar para outro profissional se o caso for além do atendimento primário realizado na UBS Grogotó.

Para a professora, é de extrema importância os alunos terem esse conhecimento sobre a saúde da mulher e aprenderem a se relacionar com a paciente. “Nós procuramos sempre olhar a paciente como um todo, não só a área ginecológica. Além dos exames, abordamos todas as questões que as mulheres podem passar, desde o início das transformações hormonais, até orientação sexual. Assim, as mulheres se sentem realmente examinadas”, explica Dra. Sandra.

Segundo os alunos que estão atuando atualmente na UBS Grogotó em atendimentos na área da ginecologia, essas experiências práticas acrescentam muito em suas formações, sendo de extrema importância esse acesso às especialidades médicas que a FAME lhes oferece durante o curso de medicina. “Quando nós estamos nas UBSs, temos a oportunidade de, além de aprender na prática, ter um contato próximo com a comunidade e conhecer a realidade das pacientes”, conta o aluno do 8º período da FAME, Gabriel Ribeiro.

Dessa forma, a FAME participa, ativamente e diretamente, no atendimento à sociedade barbacenense, prestando um serviço, que preza por um atendimento de qualidade e cuidado com a mulher.