Dia Nacional da Imunização: Professor da FAME fala sobre a importância da campanha

09/06/2022

Nesta quinta-feira, 9 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imunização, data criada pelo Ministério da Saúde para reforçar a importância da vacinação para o controle e a erradicação de doenças e ressaltar que a conscientização da população é extremamente necessária para o sucesso dos programas de imunização, uma vez que, quanto mais pessoas se vacinam, menos pessoas ficam doentes – e o contrário também é válido: quando a taxa de vacinação é baixa, mais pessoas ficam doentes e é mais difícil tratar, controlar e até mesmo eliminar qualquer tipo de enfermidade.

O infectologista e professor da FAME, Dr. Herbert Fernandes lembra como as vacinas tem um papel muito bem consolidado na medicina e como elas mudaram a história de várias doenças.

“Muitas doenças nós conseguimos erradicar, como é o caso da varíola, em que a última vacina foi em 1980. Já outras a gente conseguiu controlar, como é caso atual da Covid-19, onde nós voltamos a ter novos casos, aumento muito o número de pessoas infectadas, mas completamente diferente do que a gente presenciou em ondas anteriores, onde tínhamos muitos casos de internação e, consequentemente casos graves e o desfecho desfavorável com óbitos”, ressalta Dr. Herbert.

Para o professor, o que preocupa ultimamente é o grande número de campanhas antivacinais e o compartilhamento de fake news sobre o assunto. “Um exemplo das consequências dessas campanhas sem fundamento é o caso do sarampo, uma doença que foi erradicada até 2015 em todo o território brasileiro, mas rapidamente, com a queda da cobertura vacinal, no ano seguinte, voltou a ter novos casos da doença no Brasil”.

Ainda segundo o infectologista e professor, a febre amarela é outro exemplo de doença que também é passível de estar totalmente controlada com a vacina, entre outras doenças que temos a diminuição de casos graves, como meningite, pneumonia, rotavírus e hepatites.

Dr. Herbert encerra enfatizando a importância do Dia Nacional da Imunização.” Sem dúvida nenhuma esse dia 09 de junho é mais que um dia de levantar bandeira da imunização, mas um dia de lembrar a todos que graças a imunização e as vacinas é possível controlar várias doenças e algumas até de forma definitiva”.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?