Diretor da FAME fala sobre importância do Dia Mundial da Saúde

07/04/2022

Criado em 1948 e celebrado desde 1950, o Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 07 de abril. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão ligado a ONU, responsável pela orientação, acompanhamento e regulação de regras da saúde nas Nações Unidas.

Diretor da FAME, Dr.Marco Aurélio Bernardes

De acordo com o Diretor da FAME, Dr. Marco Aurélio Bernardes, falar sobre o Dia Mundial da Saúde é de extrema importância para alertar a população sobre o verdadeiro significado do tema. “De um modo geral, quando se fala em saúde, a população pensa na ausência de doenças, mas o conceito é muito maior que isso. Saúde, para a OMS, sempre foi colocada com um estado completo de bem-estar físico, mental e social”, explica o Diretor.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre todas essas questões que envolvem a saúde e a qualidade de vida, a cada ano, o Dia Mundial da Saúde escolhe um tema central, para que governantes, instituições e cidadãos aproveitem a data para refletir e atuar em cima de aspectos que têm impactado a sociedade.

Dia Mundial da Saúde 2022

Em 2022, o tema do Dia Mundial da Saúde é “Nosso Planeta, nossa saúde”. A campanha tem como objetivo a conscientização da importância da preservação do Planeta para melhorar a qualidade de vida da população, chamando atenção para a qualidade do ar e a disponibilidade de água e comida, e como essas questões afetam na saúde e no bem-estar das pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 13 milhões de mortes por ano são atribuídas a causas evitáveis, ligadas ao meio ambiente.

“Não existem dificuldades para pensar como as questões ambientais podem a afetar a saúde da população. É fato como um ambiente poluído podem favorecer no aparecimento de doenças, como o câncer, por exemplo, em especial, o câncer de pulmão. Além de inúmeras doenças causadas pela contaminação de alimentos e da água, e doenças cardiovasculares e a diabetes, que estão ligadas a questão alimentar, que complicou, nas últimas décadas, devido aos alimentos industrializados,” salienta Dr. Marco Aurélio.

FAME e o Dia Mundial da Saúde

Na FAME, os alunos aprendem, desde o início do curso, sobre a importância do bem-estar físico e mental da população, tendo contato com todas as frentes da área da saúde. Além disso, a Instituição tem um cuidado especial com a saúde dos próprios estudantes, no que diz respeito a problemas físicos e mentais que os afetam no dia a dia.