FAME investe em tecnologias digitais de ensino-aprendizagem

09/07/2021

Banner apresentado no Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica destaca as experiências com tecnologias digitais em tempos de Pandemia

A persistência da pandemia e as medidas de isolamento social implicaram na busca por alternativas que minimizassem o impacto sobre a educação no Brasil. Em março de 2020, o Ministério da Educação – MEC lançou a portaria nº 343 que autorizou, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação – TICS. As instituições de ensino tiveram que se adaptar abruptamente. Neste sentido, a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) se destacou, colocando rapidamente em prática ações que possibilitaram o seu funcionamento, garantindo o suporte necessário para que as aulas teóricas e práticas não fossem totalmente interrompidas.

Para isso, a FAME apostou forte em inovações pedagógicas tecnológicas. Ainda em 2019, a faculdade adquiriu o ambiente virtual de aprendizagem – AVA conhecido como CANVAS (LMS: Learning Management System). A plataforma foi inicialmente implantada para auxiliar na administração e condução dos projetos de tutoria e monitoria realizados na instituição. Em 2020, com a pandemia, foi realizada a migração das aulas presenciais para aulas remotas executadas através da Plataforma CANVAS. 

Em seguida, houve a recomendação para que os professores realizassem as aulas remotas de forma ao vivo, o que permitiu a interatividade dos alunos e a oportunidade de sanar dúvidas em tempo real. A decisão de optar por aulas ao vivo, minimizou o impacto da pandemia sobre o conteúdo teórico lecionado. E para auxiliar ainda mais neste sentido, foram ampliadas e implantadas outras plataformas de ensino-aprendizagem: UptoDate, SanarFlix e Minha Biblioteca Virtual que, associadas às aulas remotas em tempo real, estimulou nos alunos a proatividade na busca pelo conhecimento e também a adaptação às novas metodologias de ensino-aprendizagem. 

Todo o esforço e investimento em tecnologias implantadas pela FAME transformaram-se em uma publicação de relato de experiência apresentado no Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica. A publicação foi coordenada pelo professor Dr. Jonatan Marques Campos junto com os alunos de iniciação científica e o diretor da instituição, Professor José Orleans da Costa. O tema apresentado no Congresso foi: “Ensino remoto na educação Médica: Uma experiência com tecnologias digitais em tempos de Pandemia por COVID-19”. “Relatamos nossa experiência no ano de 2020 e as ferramentas que utilizamos para minimizar o impacto causado pela pandemia no conteúdo teórico. Possuir o ambiente virtual de aprendizagem antes da pandemia nos permitiu migrar, rapidamente e em tempo hábil, o ensino presencial para uma modalidade de aulas remotas em formato ao vivo. Deste modo, priorizar as aulas remotas de forma ao vivo, minimizou o impacto no conteúdo teórico do curso e permitiu que os nossos alunos tivessem a oportunidade de uma melhor interação e de dirimirem suas dúvidas em tempo real”, disse o professor.  

Foco na Biossegurança

A Faculdade mantém um acompanhamento rigoroso no cumprimento das normas de Biossegurança da instituição. Segundo o Diretor da FAME, Professor José Orleans da Costa, desde o início da pandemia foi realizada uma grande adequação dos espaços físicos e um intenso trabalho de conscientização junto a toda comunidade acadêmica. “Diariamente cumprimos o monitoramento no controle de acesso à instituição, assim como realizamos de perto a supervisão e acompanhamento de casos suspeitos envolvendo funcionários e alunos. A faculdade também fornece kits de EPIs aos estudantes, além da obrigatoriedade de mantermos espaçamento mínimo, placas direcionais, totens de álcool em gel, tapetes sanitários, limpeza e desinfecção diária dos laboratórios e demais as instalações”. 

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