10/12/2024
O Travessia foi implantado na FAME em 2022, por Gabriel Dias, na época membro do Núcleo de Extensão da Instituição, e como bem o definiu “o Jornal apresenta espaço destinado à narrativa das representações artísticas e culturais da comunidade acadêmica e de pessoas da sociedade à medida que trilha os caminhos e curvas das estradas da Medicina e da vida”. É um convite para toda a comunidade da FAME: acadêmicos, egressos, professores, demais servidores e, também, para artistas da cidade e região registrarem suas singularidades poéticas, textos históricos, curiosidades e compartilharem desenhos, fotografias, pinturas, entre outras belezas que alimentam os ouvidos, os olhos e a alma dos apaixonados pela vida.
–
Por se tratar de um importante instrumento de registro de memórias e vivências, atualmente o Travessia faz parte do “Programa de Valorização da Memória, Cultura e Arte” da Faculdade de Medicina de Barbacena, o qual ainda contempla as riquezas do Projeto “Sexta Cultural”.
–
Dentro dessa filosofia, o Travessia, Jornal da FAME de pluralidade cultural, chega a sua 3ª edição com uma proposta especial, explorando curiosidades através de histórias, entrevistas, relatos, contos, poesias, mas também por meio de belas imagens artísticas e fotográficas numa mistura de cores para alegrar e encantar os leitores. Nesta edição, os textos se reportam a “riquezas e talentos de Barbacena nas terras de Minas Gerais”, homenageando os 233 anos de história da então carinhosamente denominada “BQ”: Barbacena Querida.
–
Dessa forma, a primeira matéria, escrita pelo Jornalista e Professor Ricardo Salim, apresenta ótimas dicas de “O que fazer em Barbacena em três dias?”, relacionando vários locais e pontos turísticos de destaque na cidade.
–
E se a nossa “BQ” tem muitas riquezas e jovens talentos, o escritor Victor Vieira traz um relato sobre seu interesse pelo universo religioso através da arquitetura dos templos da cidade.
–
Destacando-se como expressão multifacetada de Barbacena, o músico Alexandre Magno fala, em entrevista, sobre sua jornada inspiradora como jovem artista local.
–
Prosseguindo na pluralidade do Travessia, teremos Anime e Mangá: a arte de João Victor Chaves Martins Jorge, estudante do Ensino Médio, que apresenta o registro de belíssimos traços e cores que nos levam ao mundo dos desenhos animados.
–
Já que a arte se faz presente igualmente através da combinação, da melodia das palavras que contam histórias e ressoam com leveza nos nossos ouvidos, teremos “Sheila Machado em Poesia…”
–
Seguindo a proposta diversificada do Travessia, vamos ficar por dentro do espetáculo de dança sobre a História de Barbacena “Vigiai nossa cidade, Serpente Prodigiosa”, em cartaz no mês de novembro/2024, sucesso de público.
–
Dentro do contexto da História, mas focado na Medicina, nossa Barbacena também foi sede do “XXVIII Congresso Brasileiro de História da Medicina e IX Congresso Mineiro de História da Medicina”, o que movimentou a cidade com público de vários lugares do Brasil para prestigiar palestras de assuntos relevantes dentro do tema central, teatro, gastronomia, entre outras atrações. Neste contexto, a FAME foi palco de várias atrações do evento, com o envolvimento significativo de acadêmicos e professores. Complementando essa matéria, como uma curiosidade apresentada no Congresso de História da Medicina, que encantou nossa cidade, teremos o cortejo de “Marco Cavallo”: um marco na história da Psiquiatria sem manicômios, recriado em Barbacena. O sociólogo e historiador Edson Brandão nos enriquece contando essa história.
–
E a FAME, dentro do tema do Travessia, destaca o “III Encontro de Escritores e de Educadores de Barbacena…” apresentando sua forte expressão artístico-cultural, que muito encantou a todos os participantes. Destaca, ainda, a sua “VIII Mostra de Extensão”, que ressaltou a valorização de talentos de Barbacena, por meio da brilhante apresentação da “Orquestra São Miguel Arcanjo”, com o relato da Professora Lorena Fialho.
–
Finalizando esta edição do Jornal, a FAME, através de seu Diretório Acadêmico, promoveu a última “Quinta Cultural” do ano com o Espetáculo Natalino, “Um Auto de Natal Original”, encenado pela companhia teatral – “Cia Sol em Cena”, coordenada pelo Professor barbacenense, Alexandre Magno.
–
Diante da riqueza de tantas matérias, informações e a beleza na diversidade das imagens, a FAME convida a comunidade acadêmica e a comunidade externa ( todos os interessados) para ler e se encantar com mais essa edição do Travessia que está disponível em seu site através do link: TRAVESSIA 3ª Edição (CLIQUE AQUI) .
Mara Marugeiro – Coordenadora do Travessia
–