Professores da FAME são palestrantes no Congresso Mundial WINFOCUS 2021

02/06/2021

Faculdade é uma das primeiras instituições brasileiras a incluir a tecnologia de ponta em ultrassonografia no currículo dos acadêmicos de medicina

Nos dias 12 e 13 de junho será realizado o Congresso Mundial WINFOCUS 2021 e a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) é uma das instituições brasileiras que participa do evento. Na edição deste ano, que vai acontecer totalmente de forma virtual e com inscrições gratuitas para boa parte da comunidade médica, será apresentado um painel interdisciplinar de especialistas internacionais, que vão debater sobre conteúdos científicos e educacionais únicos no uso da tecnologia em Ultrassografia Point of Care – na sigla em inglês POCUS.

A avaliação por Ultrassografia Point of Care é hoje uma das formas mais modernas e eficientes de atendimento ao paciente. De forma literal, é o exame feito no local onde o paciente está sendo atendido, pelomédicoqueoassiste. O objetivo da nova tecnologia é obter dados de saúde de forma imediata e com alta confiabilidade, possibilitando a realização de diagnósticos ou rastreio de doenças com maior rapidez e precisão. Além da utilidade diagnóstica, esta prática também facilita a equipe de saúde ao guiar procedimentos invasivos, com aumento da taxa de sucesso e redução de complicações.

Abordando o tema “Novas paisagens, novos desafios”, o Congresso Mundial WINFOCUS 2021 pretende reunir mais de 100 especialistas de quase todas as disciplinas das áreas de saúde, apresentando os mais recentes conceitos em ultrassonografia em duas grandes áreas: informações científicas de ponta e material educacional, este último voltado para quem busca avançar em suas práticas de ultrassonografia.

POCUS NA FAME

A Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) investiu em equipamentos e simuladores de última geração e recentemente introduziu a tecnologia POCUS em seu currículo e nas salas de aula. O projeto de POCUS na FAME é coordenado pelo Dr. José Muniz Pazeli Júnior, que também exerce a função de professor de POCUS, assim como a Dra. Ana Luisa Silveira Vieira – Coordenadora do curso de Medicina da FAME e palestrante no Congresso Mundial WINFOCUS 2021, e os professores Nilo Assis Torres e Pedro Ivo Carmo Campos.

Para o Dr. Pazeli, que participou da implementação da ultrassonografia no ensino brasileiro e é coordenador do WINFOCUS, sociedade mundial que se empenha na divulgação e capacitação para o POCUS, a possibilidade de ver o paciente por dentro, sem dor ou desconforto, aumenta drasticamente a capacidade de diagnóstico do médico, como uma extensão de sua visão. ”A ultrassonografia Point of Care é uma revolução na saúde da qual queremos que os nossos alunos façam parte. Não há motivo para que essa tecnologia não seja amplamente implementada no nosso país, inclusive nas escolas médicas”. 

A primeira iniciativa de POCUS na FAME aconteceu em 2018, através da disciplina “Ultrassonografia point of care: uma extensão do exame físico” ministrada pela Dra. Ana Luisa, com a iniciação dos alunos na teoria e na prática do ultrassom. “Entendemos que essa evolução deve ser bem fundamentada com estudo e treino. Em 2021 estamos inserindo a POCUS no nosso currículo de forma vertical e horizontal, ou seja, como disciplina trabalhada constante e gradualmente ao longo do curso. Acreditamos que, com essa iniciativa, formamos médicos preparados para o presente e para o futuro. Essa revolução tecnológica também deve refletir no ensino”, destacou.

As inscrições para o Congresso Mundial WINFOCUS 2021 podem ser realizadas gratuitamente no site: Aqui!

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?