TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PESQUISA, ORGANIZAÇÃO, REGISTRO DE IDEIAS E CONHECIMENTO

16/06/2019

Por Sirley de Lima e Silva – Funcionária da FAME

A iniciação científica propicia aos estudantes abertura rumo ao universo da pesquisa, que é peça fundamental na formação dos educandos, considerando-se que leva o discente a ter um olhar perscrutador e, com isso, experienciar toda a sua potencialidade.
Os verbos preciosos na conduta de um educador que leva os seus discentes ao interesse pela pesquisa são: estimular/instigar/promover iniciativa, propiciar o início, conduzir a elaboração e orientar. Sem os três pilares básicos, ensino, pesquisa e extensão, não há como o discente “aprender para a vida”, como profissional ético, crítico, reflexivo, com visão humanística e competência técnica.
A pluridisciplinaridade torna-se aqui efetiva e de extrema importância, uma vez que possibilita ao meio acadêmico, como um todo, compreender as diversas áreas de conhecimento associando a troca de saberes.
A Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME, através de suas linhas de pesquisa, leva a comunidade acadêmica à investigação gerando inúmeros projetos que visam o alcance de resultados (causa/efeito) bem como apresentação de fatos novos que podem se destacar. A Instituição conta, atualmente, com as seguintes Linhas de Pesquisa: Saúde Pública; Saúde da Mulher; Neurociências; Saúde Mental; Clínica Médica; Saúde da Criança e do Adolescente.
A FAME, com o seu papel primordial na formação acadêmico-científico-profissional e cidadã, incentiva o discente em relação à iniciação científica também por meio dos TCC’s – Trabalhos de Conclusão de Curso. Isso gera no aluno uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades científicas, tão importantes no mundo atual.
Sendo a pesquisa um agente de extrema importância na construção de novos conhecimentos, o TCC objetiva avaliar as atividades desenvolvidas pelo discente no decorrer do curso, oportunizando-o a desenvolver aptidão para exercê-las. Além de o aluno contribuir com mais conhecimento para o meio acadêmico, ele pode também realizar um trabalho que culminará em bons frutos no futuro.
Com o intuito de estimular o discente na prática da pesquisa, a FAME oferece disciplinas que disponibilizam conhecimentos metodológicos, orientando quanto ao uso de instrumentos imprescindíveis para a realização de pesquisas. Para tanto, conta com uma equipe de doutores comprometidos com o ensino, a pesquisa e a extensão, com habilidades e competências no processo de orientar o acadêmico a descobrir, buscar, produzir e a se capacitar para o desenvolvimento das pesquisas.
Anualmente, são publicados em periódicos indexados os dez trabalhos de conclusão de curso de alunos da FAME, melhores avaliados pela Banca Examinadora da Instituição. Os pôsteres apresentados no Congresso Médico da Região Centro Sul e os cinco melhores trabalhos, de cada semestre, são publicados na Revista Médica de Minas Gerais – RMMG. Muitos trabalhos já foram apresentados em congressos nacionais e internacionais.
O esforço conjunto dos alunos e professores orientadores do NUPE vem, efetivamente, contribuindo para a excelência do aprendizado do corpo discente, propiciando o tripé básico: pesquisa, ensino e extensão.