FAME REALIZA IX ENCONTRO DE APRIMORAMENTO DOCENTE

29/09/2021

Evento abordou a inserção de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação

No dia 25 de setembro, em sua 9ª edição, o Encontro de Aprimoramento Docente da Faculdade de Medicina de Barbacena reuniu professores da FAME e profissionais da equipe técnico-pedagógica institucional, num amplo debate sobre o tema Extensão em Medicina.

O evento que aconteceu no Auditório/FAME, de 08 às 12h, foi aberto pelo Diretor, Prof. Marco Aurélio Bernardes de Carvalho, que discorreu sobre as novas propostas de ações acadêmico-pedagógicas no contexto da Instituição. Na sequência, o Técnico em Extensão Universitária, Gabriel Dias, promoveu a abordagem teórico-metodológica e prática do tema Extensão Universitária, esclarecendo a definição e diretrizes da Extensão, as Áreas do Conhecimento e Temáticas articuladas com a formação em Medicina; e as potencialidades da Curricularização da Extensão em Medicina.

As Professoras Extensionistas da FAME Elcha Britto e Flaviany Faria também apresentaram relatos de práticas de Curricularização da Extensão nas Disciplinas de atuação; atividades extensionistas: projetos, programas, ações institucionalizadas. Aprofundando este momento de troca de experiências e reflexões sobre possibilidades de novas construções pedagógicas, os professores da FAME Carlos Fernando Moreira e Silva, Tarcísio Araújo de Oliveira, Marcelo Militão Abrantes e Guilherme Augusto Mendes Martins relataram suas perspectivas de curricularização da extensão das disciplinas que lecionam no curso.

Curricularização da Extensão

A Curricularização da Extensão, também chamada de integralização da extensão, é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Entre seus objetivos está a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, sempre trabalhando voltada para a promoção da transformação social.

Conforme explicou o Técnico de Extensão da FAME, Gabriel Dias, as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação. “Este é um documento que a partir do próximo ano prevê como obrigatório que os cursos de graduação tenham, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de seus créditos curriculares realizados em programas e projetos de extensão universitária. Nosso Encontro de Aprimoramento Docente foi bastante produtivo, no sentido de chamar a atenção dos nossos professores para em conjunto, trabalharmos a Extensão dentro de suas disciplinas, alinhadas com o comprometimento social e com o conteúdo programático de cada uma delas”.

Material Complementar sobre Extensão em Medicina AQUI!