“Proteger a Amamentação: Uma responsabilidade de todos”

13/08/2021

Na intenção de ampliar a conscientização da população sobre os benefícios da amamentação, em agosto comemora-se o Mês do Aleitamento Materno – o chamado ‘Agosto Dourado’. O objetivo é reforçar a importância que o aleitamento materno tem no desenvolvimento dos bebês, reduzindo a mortalidade infantil e aumentando o vínculo afetivo entre o recém nascido e as mães. 

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Estudos apontam que o aleitamento materno é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças com menos de 5 anos, em todo o mundo. A campanha realizada todo mês de agosto em prol da amamentação ocorre há 20 anos, em escala global, desenvolvendo ações pela garantia ao direito e a proteção ao aleitamento materno. 

O leite materno é essencial para a saúde dos bebês nos seus seis primeiros meses de vida, e deve ser mantido como alimento exclusivo nessa fase. Por ser um alimento completo, fornece as quantidades adequadas de nutrientes, vitaminas e água para os bebês. Também é muito importante para o desenvolvimento da criança e sua proteção, sendo fonte de anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos) e outras importantes células de defesa. 

Veja as vantagens da Amamentação: Para a Mãe: 1. Emagrece mais rápido. 2. Menos chances de ter anemia. 3. Reduz o risco de câncer de mama e de ovários. 4. Menor possibilidade de desenvolver osteoporose. 5. Não precisa se preocupar com estoques de leite. 6. O leite está sempre pronto e na temperatura ideal. 7. Amamentar é prático nas mamadas noturnas, em viagens e passeios. 8. Menos gastos na compra de outros leites para o bebê. 9. Aumenta o vínculo afetivo entre mãe e bebê.     Para o Bebê: 1. Protege contra alergias alimentares, doenças e infecções. 2. Protege contra doenças da fase adulta como o diabetes, obesidade e a pressão alta. 3. Sugar o peito é um ótimo exercício para o desenvolvimento do rosto, dos dentes, da fala e da boa respiração. 4. Melhora o desempenho em testes de QI. 5. Pesquisas comprovam que bebês amamentados com leite materno são mais inteligentes. 6. O bebê se sente mais seguro e o elo entre mãe e bebê é mais forte.   Fonte: FIOCRUZ

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?